domingo, 15 de outubro de 2017

Kefir...O queridinho do momento

 De tempos em tempos um produto ganha evidência como uma panaceia para todos os males,e agora me parece ser a vez do kefir. Antigamente ele era conhecido como o "bichinho" de fazer iogurte, agora devidamente nomeado ele está fazendo muito sucesso e agradando a gregos e troianos, já que você pode fazer o cultivo em leite ou com água e açúcar mascavo. Eu tenho o de leite e estou amando. E neste post vou falar sobre como cuido do kefir...

 Confesso que quando meu amigo Valmir falou que iria me dar para cuidar, pensei que seria complicado e trabalhoso. Estava enganado.
 Tem como você comprar o kefir, mas existem muitos grupos de trocas de receitas e doação. Eu já fiz duas doações desde que ganhei o meu. Como ao fermentar o leite, ele cresce, em pouco tempo você tem mais do que o suficiente.
 Para cuidar do kefir eu uso:
 *Peneira
 *Uma colher de plástico
 *Um pano fino (voal ou mesmo gaze, que é a que uso)
 * Elástico
 * Um vidro (de palmito, doce, etc...)

É só colocar o leite, o kefir, em um vidro, tampar com o pano (para evitar que moscas entrem em contato), fechar com o elástico e deixar em um lugar fechado e quente (armário ou despensa).

 A quantidade de leite varia muito em cada lugar que pesquisei. Para começo eu colocava 01 colher (de sopa) de kefir para 300 ml de leite. Hoje coloco 500 ml de leite para o tanto de kefir que tenho (Umas duas colheres de sopa).Você pode coar após 24 horas e ele estará mais liquido, ou deixar dois dias em média e ele estará mais cremoso, parecendo iogurte grego (o que prefiro).
 Li por ai que coando após 24 horas ele serve para "soltar" o intestino, sendo que após 48 horas ele "prende". Bom eu usei dos dois jeitos e não notei diferença, então veja como funciona para o seu organismo. 
 Outra coisa que varia muito por ai é usar ou não talheres de metal. Uns dizem que é ruim pois mata as leveduras do que kefir, outros dizem que a liga de metal usada atualmente não faz mais isso. Eu prefiro usar uma colher de plástico por segurança.
 Depois do tempo que escolher (24 ou 48 horas). Você coloca a peneira em uma vasilha, despeja o conteúdo do vidro. O kefir (que é uma colônia de lactobacilos e leveduras) ficará, em sua maioria, na peneira e na vasilha estará seu iogurte de kefir (que também terá os nutrientes). Depois é só conservar o iogurte na geladeira em uma embalagem de plástico e usar.
 Eu costumo consumir no café da manhã iogurte, agora uso o de kefir, a granola e adoço com uma colher de mel e um pouco de açúcar. 
 Dizem que ele não dura muito tempo na geladeira. Porém eu usei por quase duas semanas e não perdeu sabor ou consistência. O difícil é durar tanto tempo! Ele é delicioso e muito versátil!
 O iogurte de kefir tem sabor de iogurte natural. Por isso você pode usar tanto em receitas doces como salgadas. 
 Ah! Se for usar em receitas, vale dizer que se estiver muito quente você pode eliminar os nutrientes do kefir. Então deixe esfriar e depois acrescente ok?
 Ele é ótimo pra saúde, veja esta tabela que peguei na internet:

 Se pesquisar pela internet verá que há inúmeros outros benefícios. Eu mesmo tenho gostado pela disposição que me dá, pela praticidade em usar na culinária e por ser um ótimo meio de consumir leite. Além de fazer com que eu não me sinta tão inchado como antigamente (é ooottttiiiiimmmmooooo!!!!!).
 Nas próximas receitas, vou usar muito a expressão "iogurte de kefir", então decidi fazer este post para explicar primeiro o que é.
 Não esqueça de curtir nossa fan page no Facebook, clicando aqui ou se inscrevendo pelos quadradinhos ao lado. Dúvidas podem ser perguntadas abaixo que prometo responder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário