terça-feira, 14 de julho de 2015

Pvt ou "carne" de soja - como eu preparo.

 Muita gente me pergunta como eu preparo a pvt (proteína vegetal texturizada) ou como é mais conhecida: carne de soja. Como vamos usar em várias receitas aqui do blog decidi fazer um post para explicar como eu preparo.

  Primeiro devo fazer algumas considerações sobre a pvt. Você costuma encontrar em dois formatos, uma menor (que lembra a carne moída) e a outra maior. Eu uso a menor, pois me permite fazer mais opções de receita.
 Outra coisa é dar um "choque térmico" na pvt. Isto tira o sabor residual dela e também um cheiro que muitos não gostam (eu inclusive). Coloco ela para ferver em uma medida de três para um, ou seja a cada uma xícara de pvt, uso três de água. Assim que ferve, despejo em um escorredor de macarrão e coloco água bem gelada. Em seguida espremo com a mão para retirar o excesso de água e tempero.
 Quanto mais tempo você deixar a pvt de molho no tempero, mais gostoso fica. A pvt em si não tem muito sabor, ela absorve o que você coloca junto com ela. 

 Na foto acima eu tinha acabado de tirar o excesso de água. Em seguida temperei com umas três colheres (sopa) de molho shoyu e um envelope de sazon de legumes. Mexi e deixei descansando por 15 minutos. 
 Você pode temperar como preferir, fica muito bom com limão e alho amassado, com o mix 7 ervas, ou mesmo só no shoyu. O importante é deixar descansar um tempo.
 Feito isto você pode usa-la em inúmeras receitas. Como molho bolonhesa (molho de tomate e "carne moída") para uma lasanha (ou macarrão). Pode também refogar com bastante cebola e alho, adicionar uma xícara de de água e quando secar usar como recheio de pastel. 
 Na foto que ilustra o post (a primeira) fiz um molho bolonhesa, usei uma seleta de legumes, meia lata de milho e usei como recheio em uma lasanha de abobrinha, ficou divino!!!!
 No próximo post vou explicar melhor como usar a pvt em um molho. Aguarde!
Ah! Enquanto isso aproveite para curtir nossa fan page no Facebook clicando aqui. Ou pode se inscrever por e-mail ou no google + nos quadradinhos ao lado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário